Você está visualizando atualmente Cuidados com o couro cabeludo após tomar muito sol

Cuidados com o couro cabeludo após tomar muito sol

No verão é necessário adotar diversas medidas para se proteger do sol, e muitas pessoas acabam esquecendo de uma parte muito importante, o couro cabeludo! Nesse post vamos falar um pouco sobre como prevenir uma possível queimadura, identificar e alguns cuidados caso já tenham acontecido as queimaduras!

Como prevenir as queimaduras. Geralmente é mais comum ocorrer em pessoas calvas ou com fios ralos, já que o cabelo é um fator natural muito importante para proteção do couro cabeludo. A melhor forma de prevenir é evitando exposição prolongada ao sol, especialmente das 10h as 16h, horários em que o sol é mais intenso. Quando não for possível evitar a exposição, tome alguns cuidados como: Uso de chapéus ou bonés, e se for calva(o) utilize protetor solar nas áreas mais afetadas pela calvície.

E como identificar uma queimadura no couro cabeludo? Muitos sintomas são semelhantes aos de qualquer outro tipo de queimaduras, dentre os sinais e sintomas fique ligado em: vermelhidão, ardência, dor, inchaço e até mesmo coceira. E em alguns casos bem graves, pode se apresentar: bolhas, febre alta, dor de cabeça, náusea e confusão.

Alguns cuidados recomendados pela Agencia Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) e a Academia Americana de Dermatologia incluem: Tomar banhos frios, para aliviar a dor e desconforto; Proteger as áreas queimadas com chapéu ou boné quando for sair de casa; evite shampoo e esfoliantes; evitar produtos para cabelo; evite secadores de cabelo; passe cremes e hidratantes à base de áloe vera; não aplique gelo e lembre-se de beber bastante líquidos.