Anticoncepção na adolescência

Anticoncepção na adolescência

É muito normal iniciar a vida sexual na adolescência, mas é importante que o início das atividades sexuais seja com responsabilidade. Então a fim de evitar uma gravidez na adolescência é indicado o uso de anticoncepcional.
Há no mercado diversos tipos de métodos anticoncepcionais, com diferentes vias de administração. Cada mulher irá se adaptar melhor a algum deles, e, por isso, é essencial ter conhecimento sobre os diferentes métodos e conversar com seu ginecologista para se informar e decidir.
Geralmente, não há contraindicação a nenhum dos métodos anticoncepcionais para adolescentes. Alguns métodos, porém, podem não ser as melhores opções, por isso é fundamental a consulta com um ginecologista. O método que sua amiga usa pode não ser o mais indicado para você e ainda pode trazer alguma consequência grave. O médico irá orientar também qual o método anticoncepcional você não pode usar.
Vale ressaltar que nenhum método é 100% garantido, todos os métodos contraceptivos têm chance de falha.
Como todo contraceptivo apresenta chance de falha e, considerando o risco de infecções sexualmente transmissíveis, é recomendável a proteção dupla, ou seja, preservativo masculino ou feminino e um dos outros métodos.
Para escolher seu método, busque se informar e orientação médica e decida na consulta, qual método usar.
Nunca é demais lembrar: use preservativo em todas as relações sexuais. Aumenta a eficácia do seu método anticoncepcional e protege você e seu parceiro, de infecções sexualmente transmissíveis.

Fechar Menu
WhatsApp chat