Você está visualizando atualmente Adolescência e Menstruação

Adolescência e Menstruação

Dez coisas que você precisa saber sobre menstruação

Durante a fase da menstruação é comum que o corpo da garota comece a mudar, o que pode ser uma surpresa para muitas. Por isso é importante saber o que o está por vir em cada etapa dessas transformações e principalmente como funciona o ciclo menstrual.

Veja a seguir dez coisas que toda garota precisa saber sobre a menstruação:

1 –    A partir de que idade é normal o aparecimento das mamas? O desenvolvimento de mamas, que os médicos chamam de telarca, e o desenvolvimento de pelos nas axilas e na região do púbis podem se iniciar a partir dos 8 anos de idade. Quando o aparecimento for mais precoce, é preciso procurar um médico. Por outro lado, se o desenvolvimento das mamas e pelos não ocorrer até os 13 anos de idade, também é preciso fazer uma avaliação.

2 –    A partir de que idade é normal menstruar? A menarca, que é o nome que se usa para a primeira menstruação, geralmente acontece cerca de dois anos após o início do desenvolvimento das mamas.  Assim, menstruar a partir dos 10 anos de idade e até os 15 anos é normal. Meninas que tem a menarca antes dos 10 anos ou que não menstruaram até os 15 anos devem ser procurar o médico.

3 –   A menstruação pode ser irregular? Nos primeiros dois anos após a primeira menstruação é muito comum que o intervalo entre as menstruações seja irregular e que, em alguns meses, não ocorra menstruação. Isto acontece em 43% das meninas durante o primeiro ano. Embora este problema vá diminuindo, em 20% das adolescentes ainda há irregularidade mesmo após o sexto ano do início das menstruações.

4-    Por que a menstruação é irregular nesta fase? Em adolescentes, a causa mais comum de menstruação irregular é a falta da ovulação devido a imaturidade do sistema que controla os hormônios femininos.  Como isto pode ocorrer por alguns anos, só o acompanhamento vai mostrar quando a menstruação normalizar, mas em uma pequena porcentagem dos casos esta irregularidade pode persistir mesmo na vida adulta, devido a falta de ovulação.

5 –   Quanto tempo pode durar o sangramento irregular e aumentado? Na maioria dos casos, o sangramento devido a imaturidade resolverá espontaneamente, mas se o tratamento for necessário pela quantidade de sangramento, deverá ser usado. É importante uma dieta rica em ferro para evitar anemia e, eventualmente, podem ser prescritos hormônios para regular a menstruação ou até medicamentos anti-inflamatórios.

6 – E quando o sangramento ocorre em grande quantidade? Embora às vezes o sangramento possa ser aumentado, em especial quando ficar meses sem menstruar, se isto ocorre na maioria das menstruações é importante uma avaliação, pois existem algumas doenças da coagulação do sangue que se manifestam clinicamente depois da menarca e que podem ter passado desapercebido até este momento.

7- Como posso perceber que minha menstruação pode não ser normal e o que pode ser feito? Procure seu médico e informe detalhadamente seu calendário menstrual, incluindo a duração e a severidade do sangramento, assim como a história de outros problemas hematológicos como sangramento na gengiva ou nariz aparentemente sem motivo. O médico vai orientar se é preciso investigar distúrbios incluindo os da coagulação.

8 –    É normal ter cólica menstrual? A cólica menstrual é chamada dismenorreia, que pode ser primária e secundária. Geralmente a dismenorreia primária aparece pouco tempo depois que a mulher começa a menstruar, ainda na adolescência, enquanto a dismenorreia secundária tem causas que precisam ser investigadas. Procure seu médico, relate como é sua dismenorreia, se isto atrapalha suas atividades. Há medicações que podem auxiliar. Ele vai te orientar.

9 –   Se a menstruação for irregular, pode ser Síndrome dos Ovários Policísticos? O diagnóstico da Síndrome dos Ovários Policísticos na adolescência não é muito fácil. O médico vai avaliar os sintomas e as outras manifestações. Geralmente é preciso acompanhar por algum tempo antes de afirmar que os sintomas são por síndrome dos ovários policísticos ou se vão desaparecer e se normalizar com o “amadurecimento” do organismo.

10 – Por que deveria ir ao médico na adolescência? Nesta fase, o ginecologista pode orientar sobre as mudanças no corpo, sobre os sintomas, sobre anticoncepção, sobre a vacinação.  Procure um(a) médico (a) que te oriente, fale de suas dúvidas.

Vale lembrar que a menstruação não deve se tornar um tabu durante a adolescência, procure um ginecologista para melhor orientar sobre as mudanças e sintomas no corpo.

Fonte: Febrasgo