Mioma

Miomas são nódulos benignos que se localizam dentro do útero e são de origem muscular. Os miomas ocorrem com mais frequência em mulheres com mais ou menos 40 anos.
O mioma exige tratamento dependendo do seu tamanho e dos sintomas por ele causado. Miomas com 4 centímetros ou mais devem ter uma atenção especial, pois podem ser prejudiciais ao desenvolvimento do feto durante a gestação.
Conforme o local e o tamanho do nódulo, existe a possibilidade de aumentar as chances da mulher ter um aborto espontâneo. Prisão de ventre, parto precoce e aumento do volume do abdômen são outros dos sintomas possíveis quando se trata de miomas.
“Algumas vezes eles podem apresentar sintomas como sangramento aumentado no período menstrual e cólicas menstruais fortes” explica o médico Eduardo Zlotnik, ginecologista da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
Os miomas são descobertos geralmente por exames físicos e exames de imagem.
O mioma requer o acompanhamento do ginecologista para avaliar se será necessário fazer algum tipo de intervenção. Não existe apenas um tipo de tratamento, varia de caso para caso. É possível tratar esses nódulos com medicamentos para a redução da produção de hormônios, cirurgias para retirar apenas os nódulos ou até histerectomia, entre outros tratamentos.
Contudo, recomenda-se ter um acompanhamento médico, pois o profissional da saúde é quem realmente pode analisar cada caso e orientar seus pacientes da melhor forma.