ADOLESCÊNCIA E MENSTRUAÇÃO

Dez coisas que você precisa saber sobre menstruação

Durante a fase da menstruação é comum que o corpo da garota comece a mudar, o que pode ser uma surpresa para muitas. Por isso é importante saber o que o está por vir em cada etapa dessas transformações e principalmente como funciona o ciclo menstrual.

Veja a seguir dez coisas que toda garota precisa saber sobre a menstruação:

1 –    A partir de que idade é normal  o aparecimento das mamas?

O desenvolvimento de mamas, que os médicos chamam de telarca, e o desenvolvimento de pelos nas axilas e na região do púbis podem se iniciar a partir dos 8 anos de idade. Quando o aparecimento for mais precoce, é preciso procurar um médico. Por outro lado, se o desenvolvimento das mamas e pelos não ocorrer até os 13 anos de idade, também é preciso fazer uma avaliação.

2 –    A partir de que idade é normal menstrual?

A menarca, que é o nome que se usa para a primeira menstruação, geralmente acontece cerca de dois anos após o início  do  desenvolvimento  das  mamas.  Assim,  menstruar  a  partir  dos  10  anos  de  idade  e  até  os  15  anos  é  normal. Meninas que tem a menarca antes dos 10 anos ou que não menstruaram até os 15 anos devem ser procurar o médico.

3 –   A menstruação pode ser irregular?

Nos primeiros dois anos após a primeira menstruação é muito comum que o intervalo entre as menstruações seja irregular e que, em alguns meses, não ocorra menstruação. Isto acontece em 43%  das meninas durante o primeiro

ano. Embora este problema vá diminuindo, em 20% das adolescentes ainda há irregularidade mesmo após  o sexto ano do início das menstruações.

4-    Por que a menstruação é irregular nesta fase?

Em  adolescentes,  a  causa  mais  comum  de  menstruação  irregular  é  a  falta  da  ovulação  devido  a  imaturidade  do sistema  que  controla os  hormônios  femininos.  Como  isto  pode  ocorrer  por  alguns  anos, só  o  acompanhamento  vai mostrar quando  a menstruação  normalizar, mas em uma pequena porcentagem  dos  casos esta irregularidade  pode persistir mesmo na vida adulta, devido a falta de ovulação.

5 –   Quanto tempo pode durar o sangramento irregular e aumentado?

Na maioria dos casos, o sangramento devido a imaturidade resolverá espontaneamente, mas se o tratamento for necessário pela quantidade de sangramento, deverá ser usado. É importante uma dieta rica em ferro para evitar anemia e, eventualmente, podem ser prescritos hormônios para regular a menstruação ou até medicamentos anti-

inflamatórios.

6 –  E quando o sangramento ocorre em grande quantidade?

Embora às vezes o sangramento possa ser aumentado, em especial quando ficar meses sem menstruar, se isto ocorre na maioria das menstruações é importante uma avaliação, pois existem algumas doenças da coagulação do sangue que se manifestam clinicamente depois da menarca e que podem ter passado desapercebido até este momento.

7-  Como posso perceber que minha menstruação pode não ser normal e o que pode ser feito?

Procure seu médico e informe detalhadamente seu calendário menstrual, incluindo a duração e a severidade do sangramento, assim como a história de outros problemas hematológicos como sangramento na gengiva ou nariz aparentemente sem motivo. O médico vai orientar se é preciso investigar distúrbios incluindo os da coagulação.

8 –    É normal ter cólica menstrual?

A cólica menstrual é chamada dismenorreia, que pode ser primária e secundária. Geralmente a dismenorreia primária aparece  pouco  tempo  depois  que  a  mulher  começa  a  menstruar,  ainda  na  adolescência,  enquanto  a  dismenorreia secundária  tem  causas  que  precisam  ser  investigadas. Procure  seu médico,  relate  como  é  sua  dismenorreia,  se  isto atrapalha suas atividades. Há medicações que podem auxiliar. Ele vai te orientar.

9 –   Se a menstruação for irregular, pode ser Síndrome dos Ovários Policísticos?

O diagnóstico da Síndrome dos Ovários Policísticos na adolescência não é muito fácil. O médico vai avaliar os sintomas e as outras manifestações. Geralmente é preciso acompanhar por algum tempo antes de afirmar que os sintomas são por síndrome dos ovários policísticos ou se vão desaparecer e se normalizar com o “amadurecimento” do organismo.

10 –    Porque deveria ir ao médico na adolescência?

Nesta fase, o ginecologista pode orientar sobre as mudanças no corpo, sobre os sintomas, sobre anticoncepção, sobre a vacinação.  Procure um(a) médico (a) que te oriente, fale de suas dúvidas.

Vale lembrar que a menstruação não deve se tornar um tabu durante a adolescência, procure um ginecologista para melhor orientar sobre as mudanças e sintomas no corpo.

Fonte: Febrasgo