Como evitar a Lombalgia?

Você conhece a lombalgia? O problema é caracterizado pelo incômodo na região lombar e é normalmente lembrado como dor nas costas.

Existem dois tipos de lombalgia: aguda que é caracterizada por uma dor forte e repentina, que aparece após algum esforço físico, e a crônica, que pode ser causada por problemas degenerativos e tendem a se agravar com a idade. Segundo especialistas, alguns fatores podem propiciar o problema, como o estresse, a obesidade, sedentarismo, trauma, gravidez e trabalhos repetitivos. Todos estes fatores influenciam na causa mais importante de dores na coluna lombar: a postura.

Para evitar as dores, é preciso se reeducar para não sobrecarregar a coluna. A forma como você dorme pode ajudar bastante no problema. A melhor posição na hora do sono é aquela em que se fica de lado, preservando o alinhamento da coluna. Médicos especialistas explicam que, para isso, a escolha do travesseiro é essencial. Dê preferência a um travesseiro na altura dos ombros, que deixe o pescoço sempre reto. Além disso, flexionar pernas também pode ajudar bastante, já que traz relaxamento para a coluna lombar.